Saiba como tirar ferrugem de ferramentas de forma simples e rápida!
As ferramentas são itens essenciais para a sua casa, graças a elas é possível realizar diversos serviços e reparos, sejam eles complexos ou não.
Por isso, cuidar bem da ferramenta para que dure bastante tempo é algo super importante. E sabemos que a grande vilã do tempo de duração das ferramentas é a ferrugem.
Sendo assim, um dos cuidados mais necessários é aprender como tirar ferrugem de ferramentas.
Quando os materiais com partes de ferro, como é o caso do martelo, por exemplo, começam a oxidar a peça vai criando ferrugem, o que deteriora o objeto.
Geralmente, essa reação química acontece quando as peças estão em contato com o oxigênio ou com a umidade, por isso em regiões mais úmidas, como nos litorais, as ferramentas oxidam com mais facilidade.
Muitas vezes as pessoas têm que se desfazer de equipamentos de qualidade por conta da oxidação.
Mas nem tudo está perdido, é possível aprender como tirar ferrugem de ferramentas, e o processo pode ser bem simples.
Para conferir tudo, continue a leitura!
O que é ferrugem?
Antes de saber como tirar ferrugem de ferramentas de forma simples, é preciso entender um pouco mais sobre a oxidação do ferro.
A grande característica da ferrugem é o aparecimento de manchas marrom-avermelhadas, elas se formam pela superfície de ferro e ligas ferrosas que estão em contato com o ar e a umidade.
Com o tempo, a ferrugem vai fazendo o material descascar, sendo assim, uma ferramenta enferrujada costuma não funcionar da forma que deveria.
A ferrugem é um processo de oxidação, por isso se forma quando o ferro, instável na presença do oxigênio atmosférico, é oxidado a óxidos e hidróxidos de ferro.
Basicamente estamos falando de uma reação química entre o material e o oxigênio, ou a umidade.
O processo da oxidação do ferro é muito comum e afeta a todos, inclusive, pode conferir, é possível que você tenha uma ferramenta enferrujada na sua caixa neste exato momento.
É por isso que aprender como tirar ferrugem de ferramentas é um conhecimento super necessário no seu dia a dia.
E antes de conhecer as nossas dicas infalíveis sobre esse assunto, venha entender como a ferrugem pode atrapalhar o funcionamento da ferramenta. Acompanhe a leitura!
Como a ferrugem prejudica o desempenho das ferramentas?
Já comentamos por cima sobre o estrago que a ferrugem causa nas ferramentas. Agora, vamos entender mais sobre esse impacto. Observe!
Um dos pontos prejudiciais da ferrugem na ferramenta é a degradação estética, pois além das manchas, o processo de oxidação do ferro também causa descamação, corrosão e mudança de cor.
Tudo isso faz com que a sua ferramenta fique com uma aparência desgastada.
A ferramenta enferrujada também perde a integridade estrutural e tem uma drástica redução do ciclo de vida útil.
A corrosão acontece de forma gradual e aos poucos vai enfraquecendo o metal, com o tempo o equipamento pode apresentar falhas, rachaduras, trincas e deformações.
Além das questões estéticas, a ferramenta enferrujada não funciona corretamente, pois a peça conta com vários componentes, como engrenagens, rolamentos e mecanismos de movimento, que podem ser comprometidos por causa da ferrugem.
Com isso, pode acontecer vazamentos e um enfraquecimento do objeto.
Um ponto importante é que as ferramentas desgastadas sem um funcionamento adequado podem dificultar o trabalho e causar acidentes.
A ferrugem também é um problema para a contaminação da água ou do solo, então, por exemplo, se a ferramenta enferrujada estiver em contato com a água, esse líquido será contaminado.
No próximo bloco vamos conhecer as dicas sobre como tirar ferrugem de ferramentas. Confira!
Dicas de como tirar ferrugem das ferramentas
Vamos conhecer algumas das formas mais simples de como tirar ferrugem de ferramentas!
Vinagre branco
O vinagre branco um produto que pode ajudar no processo de remoção da ferrugem.
Pode parecer um item inusitado, mas faz a diferença, isso ocorre porque esse tipo de vinagre contém entre 5% a 20% de ácido acético, substância que ajuda a desenferrujar as peças.
Para realizar o processo é preciso ter um recipiente limpo e colocar uma boa quantidade de vinagre nele, deixe as ferramentas dentro do recipiente de forma submersa ao vinagre.
A substância deve agir por 48 horas. Se quiser potencializar essa solução, basta adicionar um pouco de sal junto com o vinagre.
Após as 48 horas, é recomendado usar o lado abrasivo de uma bucha ou com uma esponja de aço para esfregar a ferramenta.
Depois, enxágue-as com água corrente e seque-as bem, é importante que a peça esteja completamente seca para ser guardada.
Caso a sua ferramenta seja grande demais e não caiba no recipiente, use um pano encharcado com vinagre branco para fazer o processo.
Limão e bicarbonato de sódio
A ação do bicarbonato de sódio sobre o ácido cítrico do limão forma gás carbônico. Um componente que pode promover a remoção da ferrugem.
Essa mistura é considerada uma das mais eficazes, inclusive, é utilizada por indústrias de vários setores, como por exemplo, automotiva, eletrônica e médica.
O processo de limpeza com limão e bicarbonato de sódio é simples, basta misturar as soluções e aplicar na ferramenta com a ajuda de um pincel.
Deixe agir por alguns minutos, depois use uma lixa 300 por toda a ferramenta, para retirar as crostas e restos de ferrugem. Para finalizar limpe e seque a ferramenta.
Não podemos esquecer que o limão pode manchar a pele, por isso, é indicado usar luvas durante todo o processo.
Usando batata
É isso mesmo, a batata pode ajudar no processo de retirada da ferrugem.
A ideia é fazer uma cama de batatas, para isso corte o alimento em rodelas e passe um pouco de detergente.
Coloque o alimento em um recipiente para montar a cama para a ferramenta.
Disponha a ferramenta em cima das batatas e depois cubra o objeto com outra camada de alimento.
Deixe agir por alguns minutos, depois lave e seque bem a ferramenta. A batata pode retirar a ferrugem por conta do ácido ascórbico presente no alimento.
A substância é responsável por desenferrujar e por dar brilho às peças.
Usando produto químico
Se você não é fã de soluções caseiras, pode recorrer aos produtos químicos.
Alguns produtos, como por exemplo, removedores de ferrugem e condicionadores metálicos, são indicados para desoxidar e limpar vários tipos de objetos de metal.
Na hora de utilizar use luvas e máscaras, além de seguir as orientações dos fabricantes.
Como evitar a ação da ferrugem?
Agora que você já sabe como tirar ferrugem de ferramentas de forma simples e rápida, vamos entender como evitar o processo de oxidação do ferro.
A melhor forma de proteger suas peças é armazená-las corretamente. As ferramentas precisam estar em lugares secos, protegidas de umidade e luz.
Por isso, as caixas de ferramentas são ideais para isso e ainda facilitam o transporte. Além do armazenamento, você deve aplicar óleo anticorrosivo com certa regularidade.
Conclusão
Com todas essas informações não existem mais dúvidas sobre como tirar ferrugem de ferramentas.
E se quiser encontrar peças novas, dê uma olhada no estoque da Repare Online, temos tudo para deixar a sua casa perfeita!