Manutenção residencial: Saiba como manter sua casa em perfeito estado!
É comum encontrar reparos para fazer em casa, porém quando você começa a mexer pode dar de cara com uma reforma muito maior.
Para evitar esse tipo de estresse é necessário estar sempre de olho na estrutura da casa.
Por exemplo, um vazamento pequeno pode ser resolvido facilmente, mas se você deixar para depois vai ter um gasto com a conta de água e também pode ter infiltrações.
Fazer uma manutenção residencial é uma forma de prevenir grandes problemas e reparar alguns incômodos.
Com isso é possível economizar o seu dinheiro e otimizar o seu tempo, porém, a manutenção deve ser levada a sério.
A primeira dica para realizar uma boa manutenção residencial é fazer análises.
Ou seja, pegue um dia da semana para observar os pontos mais críticos, anote todos eles por prioridade. Essas informações vão ajudar na hora de começar o trabalho pesado.
E se quiser mais dicas valiosas, basta continuar a leitura! Temos uma lista das prioridades em uma manutenção residencial. Confira!
Vazamentos de água
Os vazamentos de água podem ser simples de serem resolvidos, porém, é preciso estar de olho para que eles não se tornem um problema maior.
Antes de mais nada é preciso saber como identificar vazamentos de água, por exemplo, comece a observar se existem manchas de umidade, aumento repentino na conta de água ou o som constante de gotejamento.
Algumas situações são bem simples, por exemplo, sabe aquela torneira que vive pingando, ela pode ser consertada. Basta apertá-la com uma ferramenta apropriada, ou então comprar uma torneira nova.
É importante investigar a fonte dos vazamentos, verificar se o registro de água está funcionando corretamente e sempre estar atento aos sinais.
Se o problema for no teto, é necessário rever a vedação das telhas ou do forro. Em caso de vazamentos maiores é importante ter o auxílio de um profissional para evitar acidentes.
Infiltrações
A infiltração pode ser causada por excesso de umidade e vazamentos de água, para confirmar o problema é importante estar atento aos seguintes sinais:
- Manchas de umidade nas paredes.
- Mofo.
- Bolhas de tinta.
- Odor de umidade.
A infiltração também pode ser causada por água da chuva, qualquer tipo de umidade que penetra as paredes do imóvel é perigosa.
Deixar o mofo se espalhar faz mal para saúde, podendo ocasionar alergias e até mesmo asma.
Além disso, a infiltração é responsável por desabamentos de estruturas, por isso, o problema deve ser resolvido logo de início.
O primeiro passo é a localização da origem da infiltração, depois é necessário pensar na correção adequada.
As estratégias para resolver esse problema podem incluir a vedação de juntas, a aplicação de impermeabilizantes ou a reparação de telhados.
Se precisar de ajuda para completar essa tarefa, conte com um profissional. Dependendo do tipo de infiltração, alguns produtos antimofo podem ser úteis para retirar as manchas e o cheiro.
Entupimentos
Os entupimentos são um problema que incomodam o dia a dia, pois afeta diretamente o funcionamento da casa. É preciso estar atento às seguintes situações:
- Água escoando lentamente na pia ou no ralo do chuveiro.
- Formação de poças de água.
Além de ser um incômodo, o entupimento pode causar danos graves, como por exemplo, mal cheiro, alagamento de banheiro e até mesmo um cano rompido.
Geralmente, essa situação é causada por falta de cuidado. Para evitar o entupimento nunca jogue restos de alimento na tubulação, nem descarte objetos no vaso sanitário, ou óleo na pia e não deixe a sujeira acumular no sifão e não deixe os fios de cabelo descerem pelo ralo.
Essas pequenas atitudes do dia a dia podem custar muito caro!
Se por acaso o desentupimento for algo simples é possível aplicar algumas técnicas caseiras como por exemplo, o uso de bicarbonato de sódio com vinagre e água quente, ou o uso de um desentupidor de borracha.
Agora, se o problema for maior, é importante contar com o auxílio de um profissional.
Evitar os atos que causam o entupimento também é uma boa maneira de realizar uma manutenção residencial.
Falhas elétricas
As falhas elétricas são um ponto crítico e até mesmo perigoso, por isso precisam ser resolvidas com muito cuidado e atenção.
Os sinais mais comuns de problemas elétricos são: luzes piscando, disjuntores que se desarmam frequentemente ou mau funcionamento de aparelhos eletrônicos.
Qualquer um desses indícios pode mostrar que a fiação elétrica da casa não está funcionando corretamente.
Os problemas elétricos podem ocasionar a perda de aparelhos eletrônicos, falta de alegria e até incêndios, por conta de um possível curto circuito.
Sendo assim, esse problema deve ser resolvido imediatamente por questões de segurança.
A melhor forma de resolver a questão elétrica é contratar um eletricista profissional, que vai saber como lidar com todos os tipos de falhas elétricas, a segurança deve ser prioridade.
Além da ajuda qualificada, a dica é realizar inspeções regulares na fiação elétrica.
Ou seja, é necessário observar o estado das tomadas e interruptores, e se precisar eles devem ser trocados, fique atento com o uso de aparelhos elétricos de alta potência, como chuveiro, air fryer, secador de cabelo e outros. Alguns equipamentos podem gerar sobrecargas.
Essa lista de itens pode ajudar na sua manutenção residencial, mas ainda não acabou por aqui.
Logo abaixo temos algumas dicas de medidas preventivas para manter a sua casa em ordem, acompanhe a leitura!
Medidas preventivas gerais
Limpeza regular de ralos
Limpar os ralos da sua casa pode impedir o entupimento, é uma medida preventiva muito útil para o dia a dia. Na hora de realizar esse procedimento use luvas!
Inspeção de encanamentos
Os encanamentos são a fonte de diversos problemas residenciais, então, a melhor forma de evitá-los é estando de olho em tudo.
Faxinas para tirar mofos e umidade
Os locais úmidos podem gerar mofo, por isso, é necessário realizar faxinas e deixar esses lugares arejados. Os produtos antimofo podem ajudar nesta tarefa.
Descarte correto de substâncias
É necessário descartar lixos, objetos e outras substâncias de forma correta para não acumular sujeira no encanamento e gerar grandes problemas.
Conclusão
Com essas informações a sua manutenção residencial pode ser uma tarefa mais simples. Lembre-se das dicas e conte com a Repare Online!