O painel ripado de madeira é um revestimento que caiu no gosto do brasileiro por trazer modernidade e funcionalidade para a decoração.
Pode ser usado como divisória vazada ou painel fechado, além de atuar diretamente na alvenaria ou separando ambientes.
O tom amadeirado de várias madeiras naturais é o charme. Mas, não se engane: o painel pode ser fabricado com materiais como o poliestireno, que é altamente resistente, não empena e não apodrece.
Existem ótimos motivos para você saber mais do painel ripado.
O que é madeira ripada
A madeira ripada ou em ripas é usada na decoração moderna. A partir da união de várias ripas é possível formar painéis de diversos tamanhos, que se tornam peças-chave para quem busca a sofisticação de diversos ambientes.
Assim, estamos diante de uma peça estreita e alongada feita em materiais que imitam as madeiras naturais, como o Ipê Escuro.
Além do estilo, o painel de madeira ripada é muito útil para camuflar irregularidades, servindo como pilares ou vigas de fiações.
Onde colocar o ripado? Com tantos benefícios, é possível que você já esteja pensando em um bom lugar para usar o painel ripado na sua casa, não é mesmo?
Se você é adepto a valorização de ambientes a partir da decoração funcional, leia o próximo tópico.
3 decorações com painel ripado de madeira
Agora que você sabe o que é um painel ripado de madeira, vamos ao próximo passo, que é sobre inspiração.
Confira 3 opções de decorações que podem ser feitas a partir deste produto.
No painel da TV
Atualmente, o painel ripado de madeira tem um lugar preferido dos brasileiros: a sala.
Isso porque ele forma uma composição incrível como painel de TV, sendo uma tendência que traz aconchego e beleza, podendo integrar todo o interior.
Ah, e tem aquele detalhe que você sabe: ele ajuda a “esconder” a fiação da TV e dos outros aparelhos eletrônicos.
Outra ideia é usar fitas de LED para finalizar esse verdadeiro emoldurado de ripas que vai tornar a sua sala moderna.
Na cabeceira da cama
O quarto também pode receber o painel ripado de madeira porque é um ambiente de descanso, particular e que deve ter essa sensação de bem-estar que todos nós buscamos.
O mais comum é que ele seja usado como um tipo de “cabeceira de cama”.
E lembre-se que o painel pode ser feito na horizontal ou na vertical, além de estar disponível em vários tons, já que imita diversas madeiras naturais.
Ah, e é possível usar as ripas para compor a beleza do quarto combinando com o tipo de piso também.
Em balcões
Hoje em dia, com o grande número de apartamentos que existem, muita gente tem gostado da ideia de unir ambientes, melhor, integrar ambientes.
O painel ripado pode servir como peça fundamental em balcões e bancadas, como é o caso das “cozinhas americanas”.
Assim, ele se torna um tipo de revestimento que destaca o ambiente adicionando textura a ela. Em sacadas que possuem as áreas gourmet, ele também tem feito sucesso.
A verdade é que do teto ao piso, esse tipo de material pode ser o protagonista.
O painel ripado de madeira para ambientes corporativos
Antes de continuar, uma curiosidade. O painel ripado tem dado tão certo como design arrojado e sustentável, que também se tornou opção para ambientes corporativos, como um escritório ou um centro médico comercial.
Até mesmo porque é um produto durável e resistente, tornando-se ideal para lugares onde há movimentação diária de pessoas.
A versatilidade também conta para esses lugares, sendo que ele é um elemento que pode ser empregado em vários estilos de decoração.
Já ouviu falar do efeito estético? Essa técnica permite combinar uma parede de tijolinhos com um forro ripado, o que deixa o ambiente mais rústico, mas sem perder a sua originalidade.
Para uma ideia mais sofisticada, cores neutras e sóbrias dão mais certo.
Como escolher o melhor painel ripado
Você pode encontrar esses painéis em vários materiais.
Mas, considerando os ambientes que vimos acima, a melhor indicação é para aqueles que são feitos de poliestireno, um material que é fácil de instalar, vem com o acabamento pronto e gera economia na decoração.
Ao usar esse produto é possível montar o painel ripado de madeira ideal para o seu projeto e ambiente, o que permite até mesmo a escolha da madeira.
Um ótimo exemplo é a ripa Cumaru, que é um tom mais claro e dá muito certo para moradias e escritórios.
Sendo assim, considere fatores determinantes para a sua compra: as cores das ripas, os elementos do ambiente e a iluminação interna.
O painel de poliestireno se adequa a tudo isso, ao passo que são bem-visto até em áreas externas, na composição com plantas e cerâmicas.
E para quem se preocupa com o meio-ambiente, ao usar o painel ripado feito com esse material, saiba que você pode ter o aspecto da madeira sem ter derrubado nenhuma árvore.
Estamos diante de um material ecologicamente correto, além de ser arrojado para ambientes.
As principais dúvidas sobre o painel ripado de madeira
O último tópico é para mencionar as principais dúvidas das pessoas com relação a esse produto.
Afinal, já sabemos que ele é um verdadeiro coringa para deixar a sua decoração mais contemporânea e com aquele ar aconchegante de madeira.
Qual a espessura ideal para o painel ripado
A espessura e a largura de uma ripa podem variar, o que vai depender da proposta do interessado em harmonizar o ambiente.
Na internet, é possível encontrar produtos com as seguintes dimensões: 16 milímetros de espessura e 2.800 milímetros de largura, por exemplo.
Como calcular a quantidade de ripas no painel
A conta que é feita vai depender de vários fatores para determinar a quantidade ideal de ripas usada no painel.
Por exemplo, as medidas das ripas e também o tamanho ideal do painel que será instalado no seu ambiente.
Qual o valor de um painel ripado
Saber quanto custa o metro do painel ripado de madeira está entre as dúvidas mais comuns das pessoas.
O valor também é variável e leva em conta todo o custo-benefício do produto. Por isso, recomenda-se que você procure por sites que tenham boa reputação.