As torneiras são itens indispensáveis para sua casa, além disso também podem fazer parte da decoração, por conta dos designs mais modernos.
Porém, você já levou em conta a questão ecológica, na hora de escolher a sua torneira? Pois é, esse item também tem sua função dentro da sustentabilidade.
Poucas pessoas pensam em ecologia e sustentabilidade, porém o tema vem ganhando espaço.
Pois, vivemos em um mundo com recursos naturais limitados, sendo assim é preciso cuidar e preservar aquilo que temos, como a água e a natureza.
Muitas vezes, pequenas atitudes do nosso dia a dia podem ajudar o planeta de uma forma incrível.
Para isso acontecer é preciso começar a pensar mais em como o seu consumo e a sua forma de viver se encaixam com a ecologia.
Pois, é uma forma de também reutilizar e reaproveitar muitas coisas em nosso cotidiano.
A torneira, por exemplo, pode ser muito mais ecológica e funcional.
Para entender melhor esse tópico, o nosso texto traz informações únicas, basta continuar a leitura e ficar atento às novidades. Aproveite!
Por que as torneiras são importantes para a ecologia
As torneiras são conhecidas pelo fluxo de água, existem vários modelos, a maioria deles, especialmente os antigos, podem ser mais complicados de fechar e por isso é natural deixar a água pingar.
Pode parecer algo inofensivo, porém além de aumentar o valor da conta água, você também está desperdiçando essa substância, que é limitada no mundo.
Podemos dizer que a ecologia também contribui para uma economia, pois com uma torneira que não vaza água você consegue reduzir o custo da conta do mês.
Esses modelos ecológicos também são pensados para reaproveitar a água, ou seja, alguns deles podem ter um sistema de filtragem para deixar a substância mais limpa.
A limpeza da água é feita de forma coletiva e sabemos que o sistema pode sobrecarregar e até mesmo deixar a substância com muito cloro.
Esse quimo não faz bem para saúde e nem para o meio ambiente, então, as torneiras ecológicas também se encarregam de ajudar nessa questão.
Entre os modelos disponíveis, as torneiras antigas são as menos ecológicas, pois foram desenvolvidas em outras épocas.
Sendo assim, costumam ser bem básicas, por isso pode valer a pena trocar de torneira, confira o próximo tópico!
Vantagens ambientais de trocar sua torneira antiga
Redução de consumo de água
As torneiras antigas podem ter problemas, como vazamento de água, que irá sair do seu bolso e também alguns modelos acabam ficando com uma saída de água menor, por isso você terá que abrir mais a peça e consequentemente gastar mais.
Com uma torneira nova não existe esses tipos de desgaste, uma dica é escolher um modelo de boa qualidade para durar bastante, esse é um investimento que vale a pena.
Redução de custos de manutenção
Por conta do tempo de uso, ou até mesmo do modelo mais antigo, as torneiras podem precisar de manutenção com certa frequência e isso tem um custo.
Sendo assim, nada melhor do que trocar a peça por uma versão mais atualizada que não precise de reparos a todo momento.
Melhoria da eficiência energética
Outro detalhe é que as torneiras antigas não conseguem entregar uma boa eficácia, pois acabam perdendo os seus recursos.
Mais uma vez é importante ressaltar que a qualidade da peça deve ser prioridade na hora de comprar uma torneira nova.
São diversas vantagens imperdíveis, mas voltando para as torneiras ecológicas você conhece a tecnologia verde?
No próximo parágrafo vamos explicar esse conceito um pouco melhor, acompanhe!
Tecnologias verdes para torneiras
O termo tecnologia verde é usado para se referir a recursos modernos que levam em conta a sustentabilidade e a ecologia.
Com as torneiras ecológicas existem algumas tecnologias verdes, como por exemplo:
- Filtros de água e redução de cloro
Como citamos anteriormente, o cloro está muito presente na água e essa substância não faz bem nem para o ambiente e nem para o nosso organismo.
Por isso ter uma filtragem acoplada na torneira é uma tecnologia sustentável.
- Tecnologias de economia de água
As torneiras ecológicas também conseguem economizar água, alguns modelos, por exemplo, usam a tecnologia de fluxo limitado.
Então, elas desligam após o uso para não ficar pingando.
- Sistemas de recirculação de água
Essa tecnologia é uma forma de reutilizar a água e consequentemente economizar o recurso natural.
Como escolher a torneira certa para sua casa
Considerando o uso (cozinha ou banheiro)
As torneiras podem ser utilizadas com mais frequência na cozinha, ou no banheiro.
Porém, é preciso definir, pois as de banheiro costumam ser menores e nem sempre precisam de recursos altamente tecnológicos, como o controle de temperatura.
Escolhendo o tipo (monocomando, bicomando, automática)
Monocomando
As torneiras monocomando oferecem mais controle na temperatura da água. Isso porque, o modelo permite que você escolha a abertura de saída, seja para água quente ou fria.
Outro detalhe é a beleza e o design único, o seu sistema exclusivo permite controlar o jato de água da peça.
Bicomando
O modelo de torneira bicomando tem dois registros para a saída de água quente e fria, com o padrão universal.
Por exemplo, se você abrir o registro do lado esquerdo, vai encontrar água quente, e do lado direito água fria.
Automática
A torneira automática é o modelo comum que conhecemos, porém o seu fluxo de água cessa após alguns segundos, graças a um mecanismo interno que se fecha.
Onde encontrar boas torneiras para ser mais ecológico?
A Repare Online conta com diversas opções de torneiras que podem ser bem ecológicas, sustentáveis e perfeitas para sua casa.
Vale a pena dar uma olhadinha no nosso estoque, pois os produtos são de altíssima qualidade e não vão deixar você desapontado. Aproveite!
Conclusão
Com todas essas informações, vale a pena começar a investir em opções mais ecológicas e a torneira é um passo simples que pode trazer muitos benefícios a longo prazo.